Foto: Mateus Rossato (Diário)
A Avenida Walter Jobim, em Santa Maria, teve o trânsito liberado após cerca de 10 horas de bloqueio em razão de um vazamento de combustível registrado na tarde de quinta-feira (15). A liberação ocorreu após a atuação conjunta de equipes de emergência e órgãos ambientais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O trecho foi liberado nas duas pistas no sentido centro–bairro e em apenas uma via no sentido bairro–centro. Durante todo o período da ocorrência, a avenida permaneceu totalmente bloqueada nos dois sentidos por medida de segurança.
O vazamento aconteceu nas dependências do Posto Rede Sim, quando um caminhão que realizava abastecimento teve uma válvula localizada na parte inferior do veículo rompida. Com isso, cerca de 10 mil litros de gasolina vazaram a partir das 13h15min, sem possibilidade de contenção imediata.
O Corpo de Bombeiros realizou uma contenção emergencial com o uso de areia, especialmente nas proximidades de uma boca de lobo, para evitar que o combustível atingisse a rede de esgoto e o Arroio Cadena. A área foi isolada, estabelecimentos comerciais próximos foram evacuados e placas de alerta instaladas ao longo da via.
A liberação total do trânsito deve ocorrer após a chegada de uma equipe especializada da empresa responsável pela rede de contenção, vinda de Passo Fundo, além da atuação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), com equipe deslocada de Porto Alegre. Somente após a avaliação técnica e a redução dos riscos ambientais e de segurança foi autorizada a retomada parcial da circulação de veículos.
O local segue sendo monitorado pelos órgãos responsáveis para garantir que não haja novos riscos à população e ao meio ambiente.